Ads 468x60px

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Música e comemoração marcam encerramento do “IZP no Mês da Consciência Negra”




A Transmissão da última audição foi direto do Restaurante Akuaba; encerrando a série de programas especiais em um clima festivo.

Audrey Trevas
Nesta sexta-feira (23), a última audição da série de programas especiais “IZP no mês da Consciência Negra” foi transmitida diretamente do Restaurante Akuaba, e destacou “A importância dos afrodescendentes na construção econômica e sociocultural do Brasil”. O programa foi ao ar, simultaneamente, pela Rede Educativa (Maceió, Arapiraca e Porto Calvo) e pela Rádio Difusora de Alagoas AM 960, das 8h às 9h30.

 Participaram desta edição de encerramento, o secretário adjunto de Estado da Cultura, Álvaro Otacílio Vasconcelos, o presidente do Instituto Zumbi dos Palmares (IZP), jornalista Marcelo Sandes, o chef do Restaurante Akuaba, Jonatas Moreira, o diretor da Rádio Difusora, Afrânio Godoy, o gerente de Educação Etnicorracial e Diversidade da Secretaria de Estado da Educação (SEEE), professor Allex Sander, a coordenadora da ONG Raízes de África, professora Arísia Barros, a presidente do Sindicato dos Jornalistas de Alagoas (SindJornal)e membro da Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial(Cojira-AL), Valdice Gomes, a jornalista Helciane Angélica, editora da coluna Axé , do jornal Tribuna Independente, e membro da Cojira-AL, e o sociólogo Carlos Martins.

O programa contou também com a presença dos cantores, Igbonan Rocha e Gustavo Gomes, além das iguarias da culinária afro-brasileira, servidas pelo Akuaba, o clima foi mesmo musical e comemorativo. Gustavo Gomes interpretou, junto com Felipe Burgus, a música “Ponto de Colibri”, de sua autoria e de Petrúcio Baêtto,  feita em homenagem a Serra da Barriga,  além de outras canções ligadas a cultura negra. Do mesmo modo o cantor, Igbonan Rocha, acompanhado pelo músico Altair Pereira, fez interpretações de diversas músicas do repertório afro-brasileiro.

Programação especial- A série, que está em sua 2ª edição, teve inicio na última segunda-feira, dia 19, com a proposta de lançar um olhar sobre a história e a cultura afro-brasileiras, estimulando o debate, o conhecimento e a reflexão sobre os desafios, contribuições e diferenciais da comunidade afrodescendente. Dentre os assuntos abordados, as ações afirmativas ganharam um destaque especial com dois programas sobre o tema. Nos dias 19 e 20, a série fez respectivamente um panorama e uma reflexão sobre a atuação de instituições públicas e privadas em favor da Igualdade Racial.

O programa destacou ainda o episódio conhecido como Quebra de Xangô, fato ocorrido em 1912, considerado um dos atos mais violentos da história contra as religiões de Matriz africana no Brasil. A penúltima edição da série discutiu a relação dos afrodescendentes com a arte no Brasil, partindo do período colonial até os dias atuais.

 Participaram desta 2ªedição músicos, artistas, gestores culturais, ativistas do Movimento Negro em Alagoas, Sacerdotes das religiões de Matriz Africana, representantes do poder público, sociólogos, antropólogos, jornalistas, advogados, cineasta, historiadores e pesquisadores.

O programa contou com o apoio da Secretária de Estado da Comunicação, Fundação Cultural Palmares, Comissão de jornalistas pela Igualdade Racial de Alagoas (COJIRA-AL), e Restaurante Akuaba. Apresentação do jornalista e radialista Marcos Guimarães, participação especial do historiador Zezito Araújo. Produção e coordenação de Iranei Barreto, programação Musical de Givaldo Kleber, trabalhos técnicos de Edson Silva. Equipe de apoio Kaká Marinho, Ingryd Farias e Bruno Menezes e colaboração de Audrey Trevas. 

Além da série especial nas rádios educativas, o IZP idealizou uma programação especial envolvendo todas as suas emissoras – Rede Educativa FM, Difusora AM e TV Educativa –, com veiculação de edições especiais, spots, institucionais, além de cobertura de atividades realizadas durante o mês de novembro na capital e interior do Estado.

 O projeto conta ainda com os institucionais “Batuque Vindo da África”, com informações sobre alguns instrumentos musicais originários daquele continente que se incorporaram à cultura brasileira. E com o blog do projeto,   contendo postagens das edições de 2011 e 2012, além de material extra com indicações de filmes, documentários, matérias e programas especiais produzidos pela TVE e TV Brasil, livros e endereços de blogs.

0 comentários:

Postar um comentário